De uma miniatura no ateliê do escultor Paulo Christo a uma estátua de proporções grandiosas, o Mateador ganhou lugar em um dos pontos de chegada na cidade para dar boas vindas aos visitantes.
Na tarde da última quinta-feira, a obra foi posta no canteiro central da rótula entre as avenidas Medianeira, Hélvio Basso e Ângelo Bolson. No local também ocorre a concentração para o Desfile Farroupilha.
De bota e bombacha, chapéu e lenço, sentado em um banquinho baixo, o gaúcho saboreia o chimarrão. Ao lado dele, o cachorro, fiel companheiro nas lidas de campo. Tudo confeccionado com sucata doada por metalúrgicas. Faltam apenas alguns acabamentos (a bomba, a ponta do lenço e impermeabilização).
_ Eu tinha uma peça pequena do gaúcho tomando mate e o prefeito me desafiou a fazer uma grande. Aceitei _ diz o autor da obra.
Nos próximos dias, a prefeitura deve concluir a iluminação e a jardinagem. Tudo deve estar pronto para inauguração oficial que deve ocorrer entre 19 e 20 deste mês.
Christo se formou em Desenho e Plástica na UFSM. É dele, também, a estátua do cavalo que fica na sede do Centro de Instrução de Blindados do Exército, no bairro Boi Morto. Para fazer o mateador, ele teve a ajuda do escultor Rossini Rodrigues. Os nomes dos autores, do patrocinador (a SR Elevadores) e dois textos de homenagem estarão expostos nas laterais da base da estátua.
Depois do Mateador, o plano da prefeitura é colocar uma índia Imembuí, personagem da lenda de criação da cidade, em uma das entradas do município. A obra deve ser objeto de uma licitação ou concurso.
FICHA TÉCNICA
Peso _ Entre 600kg e 700kg
Altura _ 3m e uma base de 1,2m
Características _ Produzido em metal reciclado
Tempo de produção _ 5 meses
Localização _ Rótula da Avenida Medianeira